Header image alt text

A primeira coleção surgiu em 2006, com uma encomenda feita pela stylist (e amiga) Mariana Sucupira, que pediu peças exclusivas para um ensaio.O que começou como uma pequena produção de peças virou a incubadora do que é hoje a Apartamento 03. O nome veio do lugar onde o estilista Luiz Cláudio atendia: seu próprio apartamento em Belo Horizonte.

Em sete anos a marca passou por grandes mudanças: mudou de endereço, aumentou o número de funcionários, o tamanho do ateliê, fez sua estréia nas passarelas e se fez presente em 19 estados do Brasil. O que continua é o desejo de construir uma moda surpreendente, intrincada, caracterizada pelo uso de técnicas manuais e tecidos preciosos dignos de um ateliê de couture.

Atuando como criador de moda há mais de 10 anos, Luiz Cláudio ganhou destaque na mídia nacional pela primeira vez em 1999, quando ainda estudante, ao ganhar o 1° lugar nacional do finado prêmio Smirnoff Fashion Awards. Em 2000 Luiz se formou em moda pela Universidade Federal de Minas Gerais e desde então já passou pela equipe de estilo de importantes marcas que fazem parte da história da moda mineira.

Em 2001 criou sua marca homônima, experimental e sofisticada – e que atendia apenas sob encomenda. Em 2006 chegou a Apartamento 03, focando em uma produção de maior escala, mas ainda mantendo a alta qualidade dos tecidos e as delicadas técnicas artesanais de construção.

A devoção aos tecidos e linhas veio cedo, vendo a mãe costurar em casa. Talvez por isso Luiz mantenha uma relação afetuosa com seus tecidos – recorta, trança, amassa, costura, descostura – em uma transformação que parece pura mágica.

apto03_005